quinta-feira, 21 de agosto de 2014

ciências 3°bimestre 2014

Ciências

As bactérias super-resistentes se tornaram um problema grave para a saúde mundial. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos estima que 23 mil pessoas morram por ano no país vítimas de bactérias resistentes aos antibióticos. Atualmente, cerca de dois milhões de pessoas estão infectadas.
A Organização Mundial da Saúde chama a atenção para o problema desde o ano 2000: a resistência aos antibióticos seria a catástrofe da saúde do futuro. Os antibióticos – drogas que combatem bactérias que causam doenças – são a base da medicina moderna. Mas se esses remédios não surtirem mais efeito, infecções de ferimentos ou doenças como pneumonia, escarlatina ou sífilis podem se tornar novamente tão perigosas como já foram no passado.
"Perderíamos a possibilidade de oferecer tratamentos que hoje são o padrão. Transplantes, a substituição de articulações do quadril ou quimioterapias para câncer funcionam apenas quando o paciente pode ser protegido de infecções. A dimensão do problema é muito maior do que havíamos entendido antes", alerta Otto Cars, professor da Universidade de Uppsala, na Suécia.
Sempre que um antibiótico é administrado, as bactérias a serem combatidas mudam e desenvolvem resistências para lutar contra a droga. Assim, quanto mais antibiótico é usado, mais resistência é gerada. Essa relação é conhecida desde 1940, mas a ameaça não foi levada a sério por muito tempo.
Ameaça à saúde mundial
Para Otto Cars é diretor da rede global ReAct, organização que reúne pesquisa, política, medicina e sociedade civil em um trabalho conjunto contra a resistência aos antibióticos. Na opinião de Cars, amplas informações sobre agentes patogênicos, antibióticos e a formação da resistência já foram divulgadas por institutos de pesquisa. No entanto, falta uma sequência prática.
Apesar de especialistas terem alertado há muitos anos sobre o uso excessivo de antibióticos, eles são usados largamente na criação de animais para prevenir doenças – ou para acelerar seu crescimento. Em seres humanos, o uso inadequado de antibióticos também é preocupante. "Na China, por exemplo, crianças que tenham um simples resfriado são tratadas com antibióticos intravenosos", conta Cars. "Naquele país, o consumo anual é de 138 gramas por pessoa. Na Suécia é em torno de sete gramas. É um excesso no uso dessas drogas".
Diagnósticos precisam ser melhores
Nos países da União Europeia, a lei determina que antibióticos só podem ser vendidos com prescrição médica. Em farmácias da Grécia ou da Itália, no entanto, eles são comercializados livremente. Nos Estados Unidos, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças, metade dos antibióticos prescritos é desnecessária ou usada incorreta. Os médicos indicam geralmente os antibióticos de largo espectro que, em vez de atacarem um alvo específico, são eficientes contra vários tipos de bactérias. Isso incentiva a resistência das bactérias ao remédio.
"Suposições sobre que tipo de bactéria está causando a infecção são comuns", critica Otto Cars. "E quando a suposição está errada, o paciente recebe um antibiótico que não o ajuda. Por isso os pesquisadores precisam a todo custo desenvolver métodos de diagnóstico mais rápidos."
Atualmente, testes em laboratórios são feitos para determinar a natureza exata dos agentes patogênicos. São necessários de dois a três dias para determinar precisamente qual o tipo de bactéria, um prazo longo demais para pacientes que precisam de ajuda. Embora existam testes que avaliam o genoma dos agentes infecciosos e possam trazer resultados em menos tempo, ainda são exames caros e por isso pouco usados por clínicos gerais.
Faltam novas opções
A pesquisa de novos antibióticos que possam ter efeito contra essas variantes das bactérias avança lentamente. Para o diretor do programa de Saúde Global e Acesso à Tecnologia da Escola de Políticas Públicas de Sanford, Anthony So, a indústria farmacêutica falha nos incentivos.
"Os investimentos na pesquisa são altos e o sucesso é incerto. Antibióticos de largo espectro, por exemplo, prometem um rendimento maior que um remédio contra um agente patogênico específico, que pode não ser tão frequente", argumenta So. Além disso, antibióticos são geralmente administrados por um curto período, diferente de remédios para a pressão alta, diabetes ou HIV, que podem ser usados por vários anos e, por isso, são significantemente mais lucrativos.
Arte para divulgar o problema
Arturo Quizphe, da Universidade de Cuenca, no Equador, quer difundir o entendimento de que as bactérias super-resistentes representam um problema social e ambiental. Ele acredita que o uso responsável e com propósito dos antibióticos só vai acontecer quando as pessoas tiverem consciência de que as bactérias são uma parte importante da natureza.
"Sempre falamos de bactérias associadas a doenças e queremos nos livrar delas o quanto antes. Mas apenas uma parte delas causa doenças e muitas outras são importantes e necessárias para as pessoas. No intestino, na boca, no estômago. E ainda sabemos muito pouco sobre elas. Sabemos quase nada, por exemplo, sobre como reagem à poluição ambiental", discute Quizphe.
Ele reuniu seus alunos e artistas para um projeto de educação e arte sobre bactérias. Os estudantes devem difundir informações sobre os microorganismos através de concursos de fotos ou teatro de rua. Em 2014, pesquisadores britânicos querem implementar um projeto parecido. Com o lema "Tome cuidado e não antibióticos", planejam educar estudantes sobre micróbios, higiene e remédios. "Bactérias são organismos vivos e estão na terra a muito mais tempo que nós, humanos", comenta Quizphe. "Se são atacadas, elas vão resistir. E têm o direito de resistir.".  http://www.blogger.com/-%20http://noticias.terra.com.br/ciencia/bacterias-super-resistentes-ameacam-a-base-da-medicina-moderna,8a324467737f1410VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html

te contei? 3°bimestre 2014

Te contei? 

O secret!

Justiça determina retirada do Secret de lojas de aplicativos

Serviço permite compartilhar informações de forma anônima com amigos a partir do iPhone e aparelhos com Android

O aplicativo Secret, que permite compartilhar com os amigos informações de forma anônima, corre o risco de ficar indisponível no Brasil. O juiz Paulo Cesar de Carvalho, da 5ª Vara Cível de Vitória, no Espírito Santo, concedeu uma liminar ao promotor Marcelo Zenkner, do Ministério Público do mesmo estado, que obriga a Apple e o Google a retirar o Secret de suas lojas de aplicativos.

“É flagrante o potencial lesivo dos aplicativos Secret e seu similar Cryptic, já que não só permitem como incentivam o compartilhamento de frases e fotos sem que haja a identificação de quem postou, havendo possibilidade, ainda, de destacar os segredos ‘mais curtidos’, incrementando eventual lesão”, diz escreveu o juiz.
De acordo com a decisão, publicada nesta terça-feira, além da Apple e do Google, a Microsoft também deve retirar de sua loja de aplicativos o app Cryptic, que oferece funções similares ao Secret. O juiz afirma que os apps devem ser retirados das lojas oficiais, bem como removidos dos aparelhos de brasileiros onde já estão instalados, em dez dias, sob pena de multa de 20.000 reais ao dia.
As empresas citadas na ação civil pública, registrada pelo promotor na última sexta-feira, podem recorrer da decisão. Procurado pelo site de VEJA, o Google informou não ter sido notificado oficialmente sobre a decisão e que “qualquer pessoa pode denunciar um aplicativo se julgar que o mesmo viola os termos de uso e políticas do Google Play ou a legislação brasileira”. A Apple não informou se foi notificada da decisão até a publicação desta reportagem.
Segredos na internet – O aplicativo Secret foi criado em fevereiro deste ano por Chrys Bader e David Byttow, ex-funcionários do Google. Na ocasião, eles afirmaram que lançaram o app baseados na crença de que o anonimato poderia trazer mudanças positivas para o mundo. “Nos primeiros dias, os pensamentos compartilhados são honestos, emocionantes, hilários e, ao contrário das expectativas, raramente inapropriados”, escreveu Byttow, no blog oficial.
Por meio do Secret, os usuários podem publicar “segredos” de forma anônima, que são compartilhados com pessoas de sua rede de amigos ou amigos de amigos. Embora a empresa guarde registros que permitam identificar o autor de uma postagem, as pessoas que acessam os dados por meio do app não podem identificar a autoria. No Brasil, o app vem sofrendo críticas por permitir que pessoas disseminem boatos sobre outros usuários.  http://veja.abril.com.br/noticia/vida-digital/justica-determina-retirada-do-secret-de-lojas-de-aplicativos

mundo 3°bimestre 2014

Mundo

Praia de Fernando de Noronha é eleita a mais bela do mundo

Baía do Sancho e mais 2 praias do país integram lista de melhores em site.
Na lista de melhores da América do Sul as 7 primeiras são do Brasil.

          Três praias brasileiras ficaram entre as mais bonitas do mundo em uma pesquisa com viajantes do mundo todo – uma delas, a Baía do Sancho, em Fernando de Noronha (PE), foi eleita a mais bonita do planeta.


         A pesquisa é divulgada anualmente pelo site de viagens TripAdvisor e leva em conta as praias mais bem avaliadas por seus usuários nos últimos 12 meses.
As outras duas praias brasileiras na lista mundial de 25 destinos são a Praia dos Carneiros, em Tamandaré (PE), e a Praia de Lopes Mendes, em Ilha Grande (RJ).
Na lista das melhores da América do Sul, as praias brasileiras ocuparam os sete primeiros lugares.
Além das três da lista mundial, aparecem, em ordem de classificação, as praias de Arraial do Cabo (RJ), Baía dos Porcos, em Fernando de Noronha, Baía dos Golfinhos, em Pipa (RN), e Praia do Farol (RJ).
  
                                                       As 15 melhores do mundo 

1°- Baía do Sancho, Fernando de Noronha (PE), Brasil
2°- Grace Bay, Turks & Caicos
3°- Flamenco, Porto Rico
4°- Isola del Conigli, Sicília, Itália
5°- Whiteheaven Beach, Austrália
6°- Playa de Ses Illetes, Formentera, Espanha
7°- Anse Lazio, Seychelles
8°- Lanikai Beach, Havaí, EUA
9°- Rhossilli Bay, Reino Unido
10°- Playa Norte, Isla Mujeres, México
11°- Paraíso Beach, Cayo Largo, Cuba
12°- Praia dos Carneiros, Tamandaré (PE), Brasil
13°- Lopes Mendes, Ilha Grande (RJ), Brasil
14°- The Baths, Ilhas Virgens
15°- Playa de las Catedrales, Espanha
  
     As 10 melhores da América do Sul


 1°- Baía do Sancho, Fernando de Noronha (PE), Brasil
2°- Praia dos Carneiros, Tamandaré (PE), Brasil
3°- Praia de Lopes Mendes, Ilha Grande (RJ), Brasil
4°- Arraial do Cabo (RJ), Brasil
5°- Baía dos Porcos, Fernando de Noronha (PE), Brasil
6°- Baía dos Golfinhos, Praia da Pipa (RN), Brasil
7°- Praia do Farol, Arraial do Cabo (RJ), Brasil
8° - Tortuga Bay, Equador
9° - Praia de Galápagos, Equador
10° - Anakena, Ilha de Páscoa, Chile
  
                                                        As 25 melhores do Brasil

 1°- Baía do Sancho, Fernando de Noronha (PE)
2°- Praia dos Carneiros, Tamandaré (PE)
3°- Lopes Mendes, Ilha Grande (RJ)
4°- Arraial do Cabo (RJ)
5°- Baía dos Porcos, Fernando de Noronha (PE)
6°- Baía dos Golfinhos, Pipa (RN)
7°- Praia do Farol, Arraial do Cabo (RJ)
8°- Prainha do Pontal do Atalaia, Arraial do Cabo (RJ)
9°- Quarta Praia, Morro de São Paulo (BA)
10°- Galés, Maragogi, (AL)
11°- Praia do Rosa (SC)
12°- Lagoa Azul, Ilha Grande (RJ)
13°- Praia do Madeiro, Pipa (RN)
14°- Canoa Quebrada (CE)
15°- Jericoacoara (CE)
16°- Prainha, Rio de Janeiro (RJ)
17°- Praia do Espelho, Trancoso (BA)
18°- Praia do Cachadaço, Trindade (RJ)
19°- Praia do Forno, Arraial do Cabo (RJ)
20°- Bombinhas (SC)
21°- Genipabu, Natal (RN)
22°- Pipa (RN)
23°- Maragogi (AL)
24°- Grumari, Rio de Janeiro (RJ)
25°- Segunda Praia, Morro de São Paulo (BA)http://g1.globo.com/turismo-e-viagem/noticia/2014/03/praia-brasileira-e-eleita-melhor-do-mundo-em-premio-veja-lista-completa.html

ética e cidadania 3°bimestre 2014

Ética e cidadania 

Campanha do Agasalho 2014 arrecada milhares de peças em Itapecerica

   A Campanha do Agasalho 2014 de Itapecerica da Serra foi encerrada com sucesso. O Fundo Social de Solidariedade concluiu no último dia 5 de agosto a ação contabilizando milhares de peças doadas por empresas, comércios, funcionários da Prefeitura e inúmeras pessoas que se sensibilizam em aquecer aqueles que mais necessitam e não têm condições de comprar um agasalho.
   
  “O sucesso da campanha, que nos possibilitou atender essa camada mais carente da população, nos enche de alegria e orgulho”, disse o prefeito Chuvisco.
A distribuição foi feita nos CRASs (Centros de Referência de Assistência Social) dos bairros Parque Paraíso, Valo Velho, Potuverá, Jardim Jacira e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), que tem um trabalho permanente com medidas sócio-educativas a moradores em situação de rua e idosos.

   A campanha teve início no último dia 25 de abril e contou com a colocação de caixas de arrecadação em diversos pontos da cidade. “O resultado foi muito positivo graças ao empenho do prefeito Chuvisco, da vice-prefeita Regina Corsini e de toda a equipe da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social”, explicou a secretária e presidente do Fundo Social de Solidariedade, primeira-dama Maristela Cerqueira Saback Gonçalves.
De acordo com Maristela, “além de atender aos necessitados, essa linda iniciativa aquece o coração dos envolvidos. Tenho certeza que esse sentimento de dever cumprido também está presente em cada funcionário que atuou na campanha e em todos que praticaram a caridade e contribuíram nas doações”.http://www.jornalnanet.com.br/noticias/9361/campanha-do-agasalho-2014-arrecada-milhares-de-pecas-em-itapecerica#.U_Uc3kghSP0

política 3°bimestre 2014

Política

Eduardo Campos morre aos 49 anos

    O candidato a presidente do PSB, o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, morreu na manhã desta quarta-feira (13) após a queda do jato particular em que viajava em um bairro residencial em Santos, no litoral paulista.
    Eduardo Henrique Accioly Campos tinha 49 anos. Ele nasceu no Recife, no dia 10 de agosto de 1965. Era casado e tinha cinco filhos. Formou-se em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco aos 21 anos.
    Assumiu o primeiro cargo público em 1987, como chefe de gabinete do então governador Miguel Arraes, que era o seu avô. Em 1990, disputou a primeira eleição de deputado estadual e foi eleito pelo PSB.
   Em 1992, disputou as eleições para prefeito do Recife e perdeu. Dois anos depois, elegeu-se deputado federal, mas não foi para Brasília. Ele ficou em Pernambuco e ocupou, primeiro, a secretaria de Governo, e, depois, a da Fazenda.
   Foi reeleito deputado federal outras duas vezes: em 1998 e em 2002. Em 2004, no governo Lula, assumiu o Ministério da Ciência e Tecnologia.
   Com a morte de Miguel Arraes, em agosto de 2005, foi eleito presidente nacional do Partido Socialista Brasileiro, o PSB, no lugar do avô. Foi eleito governador em 2006 e reeleito para o cargo em 2010.
Este ano, deixou o governo de Pernambuco para se candidatar a presidente da República. Eduardo Campos morreu na mesma data que o avô dele, Miguel Arraes.http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2014/08/eduardo-campos-morre-aos-49-anos.html

saúde e bem star 3°bimestre 2014

Saúde e bem star

Emagrecer melhora saúde, mas não afeta humor, indica estudo

    Pessoas acima do peso que emagrecem têm mais probabilidade de se sentirem infelizes do que aqueles que se mantêm iguais, de acordo com um estudo.
   A pesquisa observou 1,9 mil pacientes britânicos acima do peso com mais de 50 anos, aconselhados a perder peso por questões de saúde.




 O estudo, publicado na revista científica PLOS One, afirma que pessoas que perderam mais de 5% de peso ficaram mais saudáveis, porém mais propensos a sentir mau humor.
    A equipe da Universidade College London (UCL) afirmou que quem estiver tentando perder peso deve procurar o apoio de amigos e profissionais de saúde, caso sinta necessidade.
    Os pacientes foram observados durante quatro anos, ao longo dos quais tiveram monitorados peso, pressão sanguínea e nível de lipídios no sangue.
As 278 pessoas que emagreceram também registraram queda na pressão e no nível de lipídios.
Obstáculos da dieta
    Mas também tiveram uma probabilidade 50% maior de se sentir tristes, em comparação com aqueles que mantiveram o mesmo peso.
    Para os cientistas, isso poderia ser explicado pelas dificuldades de se manter uma dieta, como por exemplo resistir a beliscar e evitar encontros com amigos que envolvam refeições.
   "Não queremos desestimular as pessoas a tentar perder peso, porque isso traz enormes benefícios de saúde. Mas as pessoas não devem ter a expectativa de que emagrecer vai imediatamente melhorar todos os aspectos de suas vidas", afirmou a doutora Sarah Jackson, que coordenou a pesquisa.
A médica criticou a publicidade de marcas de dietas que criam "expectativas irreais" sobre emagrecimento.
   Segundo Jackson, a publicidade também promete a melhora em outros aspectos da vida.
Especialistas dizem que é comum o humor melhorar depois que as pessoas atingem as suas metas de peso e passam a mantê-lo.
   Por isso, eles recomendam que quem entre em dietas de emagrecimento se mantenha atento aos efeitos físic os e psicológicos disso. http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2014/08/emagrecer-melhora-saude-mas-nao-afeta-humor-indica-estudo.html

educação 3°bimestre 2014

Educação

Como tratar o próximo?


Quando pequenos aprendemos que para conviver em grupo nem sempre as coisas irão acontecer conforme nossas pretensões. Aos poucos, no relacionamento com nossa família, vamos descobrindo que algumas atitudes não são bem aceitas pelas pessoas e criamos as primeiras regras de convivência. Porém, com o passar do tempo, vamos perdendo o hábito de sermos gentis com o próximo.
Devido à correria do dia-a-dia, as pessoas encontram-se estressadas, sem tempo para se divertir e aliviar suas tensões, pensando que tem o direito de maltratar os outros, falar de qualquer jeito, implicar ou tratar com desdém.
Essas atitudes fazem com que as pessoas se afastem umas das outras, pois ninguém gosta de ser tratado com rispidez e desvalorização.
Algumas palavras expressam delicadeza e educação na forma em que tratamos os outros. Em contrapartida, há outras que demonstram falta de consideração e desrespeito. É importante que as palavras mágicas façam parte da nossa rotina de convivência, pois através delas podemos nos colocar como pessoas educadas, que desejam bem ao seu próximo.
Antes de tratar uma pessoa de qualquer jeito é bom se colocar no lugar dela, tentar perceber aquilo que gosta e que não gosta ou como será sua reação ao ouvir o que você quer dizer, pois cada um tem suas peculiaridades, sua forma de ser e agir.

Pensar no outro é uma forma de ser educado
Existem regras básicas de como devemos nos tratar para conseguirmos manter um relacionamento agradável com todos. Desejar bom dia, boa tarde e boa noite com um sorriso no rosto; não falar mal das pessoas; se dirigir ao próximo sem usar palavras ríspidas e grotescas; manter atitudes de delicadeza; usas as palavras mágicas – por favor, com licença, obrigada; perguntar se está tudo bem; mostrar interesse pelas coisas do outro; ouvir com atenção o que o outro quer dizer; não falar por cima da fala do outro, mas um de cada vez; ceder a cadeira que você está sentado para as pessoas mais velhas, etc.
É bom lembrar que as pessoas não são iguais e que as diferenças servem para enriquecer a vida, para trazer experiências de convivência que nos acrescentam valores éticos e morais, desde que sejam vistas dessa forma. Olhar para o outro de forma crítica, não aceitando e respeitando seu jeito de ser pode fazer com que acreditemos que tudo deva acontecer de acordo com nossas vontades.
Na verdade o que o outro tem que mais nos incomoda é aquilo que gostaríamos de ter ou ser igual e, como não conseguimos, criamos resistência em aceitar que o outro alcance.
Não afronte o outro, mas resista à sua própria capacidade de não aceitá-lo. Esse exercício o levará a conquistar novos sentimentos em relação às pessoas de sua convivência, além de fazer com que você cresça como pessoa e seja bem visto e bem querido por todos.  http://www.brasilescola.com/sociologia/principios-educacaocomo-tratar-proximo.htm

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

cultura 3°bimestre 2014

Cultura 


Qual é a origem da dança do ventre?

Egyptian_dancing_girl
Há várias hipóteses, mas é provável que tenha derivado de um certo tipo de dança pélvica, que ainda pode ser encontrada em algumas regiões do Oriente Médio e do norte da África. "A dança pélvica é tradicionalmente praticada pelas mulheres desde a antigüidade", afirma a escritora e dançarina Wendy Buonaventura, autora de Serpent of the Nile: Women Dance in the Arab World (Serpente do Nilo: As Mulheres e a Dança no Mundo Árabe, inédito no Brasil). "É quase certo que essa dança tinha conexões com ritos de fertilidade e também com alguns movimentos feitos durante o parto, para ajudar no nascimento da criança." De qualquer forma, foi no Egito que essa forma mais primitiva da dança do ventre ganhou sofisticação, para depois se tornar parte da cultura árabe, na qual é conhecida como Raqs Al Baladi ("Dança do Povo"). É o jeito comum de as pessoas dançarem e acontece em praticamente todos os encontros sociais importantes.
Nos casamentos, a presença de uma dançarina é mais do que desejável. "Ela dança para entreter os convidados, mas também tem que posar para fotos ao lado da noiva e do noivo. Depois, o casal coloca cada qual uma das mãos sobre o ventre da dançarina, como forma de garantir uma união frutificante", diz Buonaventura . A dança do ventre é feminina por excelência. "Os homens têm uma dança própria, sacudindo os ombros e os quadris, mas sem rebolados complexos como a das mulheres." Outro privilégio delas é o zagreet - aquele som ululante , emitido com voz aguda e entrecortada. "É uma forma de estímulo entre as dançarinas, uma demonstração de que está gostando do que a outra está fazendo", diz a especialista http://mundoestranho.abril.com.br/materia/qual-e-a-origem-da-danca-do-ventre

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Culura 2°bimestre 7°ano

Rio de Janeiro,01 de maio, de 2013

CULTURA

Cultura e tradições na China

-->

A República Popular da China é um país com uma enorme riqueza cultural. Dentro do território chinês, encontramos mais de meia centena de grupos étnicos, cada um com a sua própria língua falada e os seus costumes particulares. Apesar do mandarim (Putonghua) ser a língua oficial, em muitas zonas rurais continua a falar-se a língua local. Cada uma das múltiplas etnias chinesas contribui para enriquecer a cultura do país com as suas tradições, gostos e especificidades que são um reflexo da sua diversidade.
Algumas das tradições chinesas mais importantes e conhecidas expressam-se nas suas festas, sobretudo na Festa da Primavera que comemora a entrada do Ano Novo Lunar. As famílias reúnem-se na véspera da primeira lua do primeiro mês, de acordo com o calendário lunar (que costuma coincidir com os últimos dias de Janeiro ou os primeiros de Fevereiro do calendário gregoriano), celebrando a sua chegada com danças, cartazes, decoração e comida tradicionais.
Apenas quinze dias depois da chegada do Novo Ano Lunar, tem lugar a Festa das Lanternas, que serve para comemorar com luz e cor o respeito a Buda. Durante estes festejos, uma das tradições mais arraigadas consiste em acompanhar as lanternas com uma folha de papel contendo uma adivinha. A pessoa que julgue conhecer a solução, pode eliminar o papel perguntando ao dono da lanterna se a sua resposta está correcta. Durante as celebrações, come-se yuanxiao, bolinhos de arroz recheados com uma mistura de ingredientes tão díspares como sésamo e pétalas de rosa.
Estas duas festas são apenas uma amostra das celebrações tradicionais chinesas que se sucedem ao longo do ano: a Festa do Meio Outono (na qual se degustam e oferecem os famosos bolos da lua com bons desejos), a dos Barcos-Dragão ou a do Solstício de Inverno.
Outra das marcas identificativas da cultura chinesa é a sua caligrafia, cujas origens remontam há seis mil anos atrás. A caligrafia chinesa constitui autêntica arte, havendo sido praticada e aperfeiçoada pelos habitantes do país durante anos. A pintura chinesa partilha a meticulosidade e o cuidado quanto ao pormenor da sua caligrafia, dando lugar a fantásticos trabalhos em diferentes suportes e materiais e servindo-se de temas tradicionais como as flores, os pássaros e a paisagem. Outra das suas artes tradicionais é o trabalho da pedra de jade; mas o artesanato chinês é muito variado: a cerâmica chinesa, o trabalho da seda, o papel, os bordados e os produtos lacados são apenas alguns exemplos.

A cultura do chá

O chá é a bebida oficial da China, sendo a cerimónia do chá um dos seus maiores contributos para a cultura mundial. Com quatro zonas típicas de produção concentradas à volta do Sul e Sudoeste do país e nas margens do rio Yangtsé, as diferentes variedades de chá (o chá verde é o mais popular) exigem além de diferentes instrumentos para aproveitar as suas qualidades.
-->

Cozinha chinesa

A própria extensão do país e a sua diversidade propiciam o desfrute de uma gastronomia rica e variada, da qual são expoentes as "oito cozinhas", oito variedades da tradição gastronómica chinesa que se foram configurando ao longo dos séculos: Shandong, Guangdong, Sichuan, Hunan, Jiangsu, Zhejiang, Fujian e Anhui. Dependendo da variedade, os pratos são mais ou menos salgados, o peixe predomina sobre a carne, utiliza-se mais o óleo, caracteriza-se mais ou menos pela intensidade do seu sabor ou pela originalidade das suas misturas e especializa-se em diferentes técnicas culinárias.

 

quinta-feira, 1 de maio de 2014

O mundo 2°bimestre 7°ano

Rio de Janeiro, 01 de maio, de 2013

O MUNDO

 

Últimos ajustes no Maracanã: Rio inaugura passarela que liga estádio à Quinta da Boa Vista

 

O prefeito Eduardo Paes e o governador Luiz Fernando Pezão inauguram na manhã desta quinta-feira (1º) a passarela sobre a avenida Radial Oeste, que liga o estádio do Maracanã à Quinta da Boa Vista, na zona norte do Rio.

O trecho tem 530 metros de extensão e cinco de largura. O objetivo é facilitar o escoamento do público em dias de jogos e eventos. O estádio vai receber sete partidas durante a Copa do Mundo, incluindo a decisão.

O investimento no entorno do estádio foi de R$ 109,5 milhões em obras de infraestrutura, incluindo a construção de novas calçadas, ciclovia, iluminação e paisagismo, além de uma pista de skate em formato “snake”.

 

ciências 2°bimestre 7°ano

Rio de Janeiro, 01 de maio , de 2013

CIÊNCIAS 

Como funciona o vulcanismo?

A fantástica visão de uma erupção vulcânica.

Vulcanismo é um fenômeno geológico que ocorre do interior da Terra para a superfície, quando há o extravasamento do magma em forma de lava, além de gases e fumaça. O termo vulcanismo é utilizado para designar uma série de fenômenos e elementos vulcânicos. A ciência que tem como objetivo estudar o fenômeno e também o comportamento dos vulcões é a vulcanologia, sendo que o profissional que a executa é chamado de vulcanólogo.

O processo de vulcanismo é resultado das características de pressão e temperatura contidas no subsolo. Além disso, os vulcões se estabelecem, em geral, em regiões que limitam placas tectônicas, salvo o vulcanismo ligado ao ponto quente, neste caso esse processo pode ocorrer no interior de uma placa.
O entendimento do fenômeno em questão teve início na primeira metade do século XX, no entanto, sabe-se muito pouco, diante desse fato não se pode prever precisamente quando haverá uma nova erupção vulcânica. Por exemplo, existem vulcões localizados em áreas de contato com placas tectônicas, que entram em atividade com explosões extremamentes violentas, sem mesmo ter dado nenhum tipo de sinal antes do acontecimento do fenômeno.
Ao entrar em atividade, seus efeitos representam um grande risco para os moradores que vivem nas proximidades, isso em razão dos gases, fumaça, explosões, dentre outros. As lavas expelidas podem destruir tudo o que encontrar em seu caminho, entretanto, se por um lado elas são destrutivas, por outro formam ilhas e contribuem na formação do relevo.

saúde e bem star 2°bimestre 7°ano

Rio de Janeiro,01 de maio, de 2013

SAÚDE E BEM STAR

Como ter uma boa noite de sono


Como ter uma boa noite de sono
Uma boa noite de sono é imprescindível para acordarmos bem e dispostos
O sono  é o período de descanso do corpo e da mente. É o momento de relaxar nossos músculos e memorizar tudo o que aprendemos durante o dia. Além disso, várias funções biológicas são realizadas durante a noite. Nosso sistema imunológico produz substâncias fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo, além do hormônio do crescimento e do hormônio leptina (que causa sensação de saciedade), que também são secretados durante a noite.
Algumas pessoas não conseguem ter uma boa noite de sono, e isso afeta diretamente na qualidade de suas vidas. Por isso listaremos aqui algumas dicas básicas para uma boa noite de sono, que resultará em corpo e mente descansados.

• Refrigerantes, café e chá-preto são bebidas que devem ser evitadas antes do sono, pois contêm cafeína e xantina em sua composição e essas substâncias estimulam o sistema nervoso central, podendo atrapalhar o sono;
• Evite o consumo de frituras e comidas gordurosas que possam provocar má digestão e azia, prejudicando o sono;
• Não se deite logo após as refeições;
• Não pratique atividades físicas até 4 horas antes de dormir;
• Recomenda-se tomar uma xícara de leite morno com mel antes de dormir, pois o leite contém triptofano, um aminoácido essencial, que aumenta o nível de serotonina, um calmante natural do cérebro. E o mel, por ser um carboidrato, facilita a entrada de triptofano no cérebro;
• Manter um ritmo de sono é importante. Tente se deitar e acordar no mesmo horário todos os dias, mesmo em finais de semana;
• Evite fazer anotações, ler, estudar, trabalhar e assistir TV na cama;
• Durma em um local onde esteja tudo calmo e escuro;
• Nunca se deite com fome. Uma fruta é uma boa opção para enganar a fome e não dormir de barriga vazia;
• Um banho morno relaxa o corpo e ajuda a prepará-lo para uma boa noite de sono;
• Se tiver muita dificuldade para dormir à noite, é bom evitar dormir durante o dia;
• Esqueça todos os problemas na hora de dormir;
• Evite dormir com a TV ligada, pois isso impede que a pessoa chegue à fase do sono profundo;
• O tabaco é estimulante, por isso evite fumar horas antes de se deitar;
• Se você se deitar e não conseguir dormir, levante-se e faça alguma atividade relaxante, como ouvir músicas calmas;
• Manter uma rotina de atividades físicas colabora para boas noites de sono;
• Tenha colchão e travesseiros confortáveis.

 

educação 2°bimestre 7°ano

Rio de Janeiro, 01 de maio, de 2013

EDUCAÇÃO

Quando pequenos aprendemos que para conviver em grupo nem sempre as coisas irão acontecer conforme nossas pretensões. Aos poucos, no relacionamento com nossa família, vamos descobrindo que algumas atitudes não são bem aceitas pelas pessoas e criamos as primeiras regras de convivência. Porém, com o passar do tempo, vamos perdendo o hábito de sermos gentis com o próximo.

Devido à correria do dia-a-dia, as pessoas encontram-se estressadas, sem tempo para se divertir e aliviar suas tensões, pensando que tem o direito de maltratar os outros, falar de qualquer jeito, implicar ou tratar com desdém.

Essas atitudes fazem com que as pessoas se afastem umas das outras, pois ninguém gosta de ser tratado com rispidez e desvalorização.

Algumas palavras expressam delicadeza e educação na forma em que tratamos os outros. Em contrapartida, há outras que demonstram falta de consideração e desrespeito. É importante que as palavras mágicas façam parte da nossa rotina de convivência, pois através delas podemos nos colocar como pessoas educadas, que desejam bem ao seu próximo.

Antes de tratar uma pessoa de qualquer jeito é bom se colocar no lugar dela, tentar perceber aquilo que gosta e que não gosta ou como será sua reação ao ouvir o que você quer dizer, pois cada um tem suas peculiaridades, sua forma de ser e agir.

 

Ética e Cidadania 2°bimestre 7°ano

 Rio de Janeiro,01 de maio, de 2013.

ÉTICA E CIDADANIA

O que é Ética e Cidadania:

Ética e cidadania são dois conceitos fulcrais na sociedade humana. A ética e cidadania estão relacionados com as atitudes dos indivíduos e a forma como estes interagem uns com os outros na sociedade.

Ética é o nome dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais. A palavra ética é derivada do grego, e significa aquilo que pertence ao caráter. A palavra “ética” vem do Grego “ethos” que significa “modo de ser” ou “caráter”.

Cidadania significa o conjunto de direitos e deveres pelo qual o cidadão, o indivíduo está sujeito no seu relacionamento com a sociedade em que vive. O termo cidadania vem do latim, civitas que quer dizer “cidade”.

Um dos pressupostos da cidadania é a nacionalidade, pois desta forma ele pode cumprir os seus direitos políticos. No Brasil os direitos políticos são orquestrados pela Constituição Federal. O conceito de cidadania tem se tornado mais amplo com o passar do tempo, porque está sempre em construção, já que cada vez mais a cidadania diz respeito a um conjunto de parâmetros sociais.

A cidadania pode ser dividida em duas categorias: cidadania formal e substantiva. A cidadania formal é referente à nacionalidade de um indivíduo e ao fato de pertencer a uma determinada nação. A cidadania substantiva é de um caráter mais amplo, estando relacionada com direitos sociais, políticos e civis. O sociólogo britânico T.H. Marshall afirmou que a cidadania só é plena se for dotada de direito civil, político e social.