quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Saúde e bem Star 4°bimestre

Rio de Janeiro,31 de outubro, de 2013

Saúde e Bem Star

Como obter uma alimentação saudável nos dias de hoje?

E, afinal, o que é uma alimentação equilibrada? Hoje em dia, saúde é prevenção. Devemos organizar nossa alimentação para evitar, entre outras coisas, a obesidade. Alimentação equilibrada significa ter em nossa alimentação todos os nutrientes nas quantidades corretas. Utilizamos como orientação para uma alimentação equilibrada a pirâmide de alimentação: mostra qual quantidade de alimentos devemos comer. O primeiro grupo, no topo da pirâmide, são os óleos e gorduras. Devemos, ao preparar os alimentos, colocar o mínimo de óleo possível, tentar evitar a gordura. Açúcares e doces, devemos ingerir uma a duas porções, o que corresponderia a um pedaço de chocolate, ou um doce, por exemplo. Leite e produtos lácteos em três porções. Carnes e ovos, de uma a duas porções. Frutas, de três a cinco porções. E hortaliças, de quatro a cinco porções. Cereais, pães, tubérculos e raízes (batata e mandioca), de cinco a nove porções. No caso, o pão francês corresponde a uma porção (ou duas fatias de pão de forma, ou ainda cinco biscoitos do tipo “água e sal”). Se quiser uma alimentação menos calórica, deve comer quantidades moderadas. Os cereais aparecem em maior quantidade porque precisamos de aproximadamente 60 a 70% de nossa energia proveniente de carboidratos (no caso dos adultos).

Algumas pessoas que se alimentam da mesma forma (com a mesma quantidade de alimentos) e, às vezes, um é obeso e o outro magro. Cada indivíduo tem o metabolismo diferente do outro. Metabolismo é o gasto e a utilização de energia pelo corpo. É necessário avaliar nas pessoas o tipo de atividade física, seu metabolismo, idade, sexo, estado fisiológico (se está em fase de crescimento, gestante, amamentando,...).

As pessoas também costumam bater as frutas no liquidificador para consumi-las. Nesse procedimento, se destrói uma pequena parcela dos nutrientes, mas é mínima. Sempre existe uma certa perda, por exemplo, o suco de laranja deve ser consumido rapidamente, pois quando a vitamina C entra em contato com o ar, ela praticamente perde sua função. Os alimentos processados, às vezes, têm uma perda maior, pois passam por processos indústriais. Porém, existem muitas variações na perda de nutrientes de alimento para alimento, e também em cada tipo de processamento.

É importante – e relativamente barato – ter em casa uma boa variedade de frutas, legumes e verduras. É muito mais econômico adquirir esses produtos do que biscoitos recheados, refrigerantes e chocolates. Fazer a alimentação equilibrada não é caro, é algo que podemos fazer. Pode-se até ter uma horta, para obter as hortaliças, ou galinhas, para ovos.

Através de uma boa alimentação, vamos ter saúde. Analisando tantas pessoas doentes, obesas, com pressão alta, devemos prestar atenção nas formas que elas se alimentam. Provavelmente, uma alimentação desequilibrada, e por um longo tempo. O nosso organismo até resiste à uma má alimentação por certo tempo, mas por tempo prolongado pode-se vir a ter diversos problemas. É muito importante corrigir desde a infância. Com saúde, podemos viver felizes, em harmonia entre a nossa mente e o nosso corpo. Como sugestões:

  • Alimentação variada e pelo menos três refeições (café da manhã almoço e jantar). O ideal é lanchar (com frutas, iogurte ou leite) às 10 e às 15 horas. Coma um lanche à noite, se der fome. Assim pode-se fracionar a alimentação em seis refeições por dia, equilibradamente;

  • Comer sempre verduras e legumes;

  • Comer sempre sal e açúcar com moderação. Devemos tentar sentir o sabor natural das coisas. Colocar menos ou até comer sem açúcar;

  • Tomar diariamente bastante água;

  • Ter bastante higiene com os alimentos;

  • Manter o peso, controlando a ingestão de alimentos e fazendo exercícios físicos (é uma forma de equilibrar a alimentação);

  • Faça das refeições um encontro agradável. Não é hora de brigas e desentendimentos.

 

O mundo 4 °Bimestre

Rio de Janeiro,31 de outubro, de 2013

O mundo

 

AVC é a principal causa de morte no Brasil

 

O que é AVC?

O acidente vascular cerebral, ou derrame cerebral, ocorre quando há um entupimento ou o rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea adequada. O AVC também é chamado de Acidente Vascular Encefálico (AVE).

Tipos de AVC

Sintomas de AVC

  • Diminuição ou perda súbita da força na face, braço ou perna de um lado do corpo
  • Alteração súbita da sensibilidade com sensação de formigamento na face, braço ou perna de um lado do corpo
  • Perda súbita de visão num olho ou nos dois olhos
  • Alteração aguda da fala, incluindo dificuldade para articular, expressar ou para compreender a linguagem
  • Dor de cabeça súbita e intensa sem causa aparente
  • Instabilidade, vertigem súbita intensa e desequilíbrio associado a náuseas ou vômitos



terça-feira, 22 de outubro de 2013

A cultura -4°bimestre

Rio de Janeiro,22 de outubro, de 2013

 A cultura

Em primeiro lugar, devemos ter em mente que “cultura” é um conceito usado genericamente para falar da totalidade dos valores e das práticas humanas. Neste sentido, cultura é tudo o que é produzido pelo ser humano enquanto não é próprio da natureza. Em um segundo sentido, costumamos chamar de cultura um tipo de recorte para definir práticas relacionadas às artes e às chamadas ciências humanas voltadas à pesquisa de cunho antropológico e social. Distinguem-se das ciências duras voltadas para a pesquisa sobre a natureza.

Ciências 4°bimestre

Rio de Janeiro,22 de outubro, de 2013

Ciências


Tratamento de Água






O tratamento de água consiste na remoção de impurezas e contaminantes antes de destiná-la ao consumo. Isso porque a água sempre contém resíduos das substâncias presentes no meio ambiente como microorganismos e sais minerais, necessitando, pois, de tratamento para remover as impurezas que podem ser prejudiciais ao homem.

O tratamento da água varia conforme a sua captação. Se ela for em águas subterrâneas de poços profundos, geralmente dispensa tratamento, pois essas águas são naturalmente filtradas pelo solo e, como não estão expostas, não foram contaminadas, logo também não apresentam turbidez. Necessitando apenas de uma desinfecção com cloro.

Já para as águas captadas na superfície é necessário um tratamento especial que consiste em 8 fases:

1 - A oxidação é o primeiro passo, quando os metais presentes na água, principalmente ferro e manganês, são oxidados através da injeção de substâncias como o cloro, tornando-os insolúveis. O que permitirá sua remoção nas próximas etapas.

2 - Na segunda etapa, a coagulação, é feita a remoção das partículas de sujeira através de uma mistura rápida de sulfato de alumínio  ou cloreto férrico que irão aglomerar os resíduos formando flocos. Podemos, também, adicionar cal para melhorar o processo e manter o pH da água constante.

3 - Em seguida, na etapa de floculação, a água é movimentada para que os flocos se misturem ganhando peso e consistência.

4 - Com isso, na etapa de decantação, os flocos formados irão se separar da água, ficando armazenados no fundo dos tanques.

5 - Então, a água passa por um processo de filtração para retirar as impurezas restantes. Geralmente utilizam-se filtros constituídos por camadas de areia, antracito e cascalho que irão segurar as partículas restantes.

6 - Começa então o processo de desinfecção, quando a água já limpa recebe o cloro para eliminar germes que podem estar presentes e garantir que ela continue assim nas redes de distribuição e nos reservatórios.

7 - Em seguida, é necessária a correção do pH da água para evitar a corrosão da canalização das casas ou a incrustação.

8 - Na última etapa, tem-se a fluoretação. A água recebe um composto de flúor chamado ácido fluossilícico que reduz a incidência de cárie dentária na população.

O tratamento da água é a principal forma de prevenir doenças como a leptospirose, a cólera e diversas outras que ameaçam a saúde humana. Uma prova disso é que a preocupação com a qualidade água e sua relação com a saúde tem registros desde o ano de 2000 a.C. quando, na Índia já era recomendado que a água devia ser purificada pela fervura ou filtração.

 

Política 4°bimestre

Rio de Janeiro,22 de outubro, de 2013

Política 

 


Dilma diz que regime de partilha não muda e que está 'satisfeita' com leilão

A presidente Dilma Rousseff defendeu nesta terça-feira (22) o regime de partilha adotado no leilão de Libra, o primeiro de um campo de petróleo da camada do pré-sal, afirmou que não vê necessidade de ajustes no modelo e se disse "bastante satisfeita" com o resultado do certame.

O vencedor do leilão foi o consórcio de empresas formado pela brasileira Petrobras, a anglo-holandesa Shell, a francesa Total e as chinesas CNPC e CNOOC. Único a apresentar proposta, o consórcio ofereceu repassar à União 41,65% do excedente em óleo extraído do campo, percentual mínimo fixado pelo governo no edital – nesse leilão, pelo chamado de regime de partilha, vencia quem oferecesse ao governo a maior fatia de óleo

"É visível – eu disse no meu pronunciamento [na noite de segunda, na TV] – que o modelo de partilha tem um mérito. Esse mérito não foi muito bem avaliado. É o fato de que parte significativa das reservas do campo de Libra ficarão com o governo federal. Se 75% é do governo federal, estados e municípios e o restante, 10%, é da Petrobras, o que fica claro é que há uma incompreensão sobre o que é Libra", declarou, em entrevista coletiva após a cerimônia de sanção da lei do programa Mais Médicos, no Palácio do Planalto.

No regime de partilha, as empresas repartem com o governo o resultado da exploração. A adoção do regime, em substituição ao de concessões, faz com que o Estado fique com uma parcela da produção física em cada campo de petróleo. A empresa paga um bônus à União ao assinar o contrato e faz a exploração por sua conta e risco. Se achar petróleo, será remunerada em petróleo pela União por seus custos. No regime de concessão, os consórcios vencedores ficam com todo o óleo de um bloco arrematado em leilão, somente pagando ao governo impostos, royalties e participação especial.

Dilma elogiou o consórcio vencedor, se disse 'bastante satisfeita' e classificou o leilão como "um sucesso". "Conseguimos o maior consórcio de empresas do mundo para explorar o pré-sal. Não vejo onde esse modelo precisa de ajuste", declarou, a respeito de comentários de que o regime de partilha teria de ser reavaliado nos próximos leilões.

Segundo ela, ninguém do governo afirmou "o interesse de modificar qualquer coisa". Perguntada se o modelo adotado no leilão necessitava de ajustes, respondeu: "Eu não vejo onde o modelo precisa de ajustes".Aqueles que querem mudar isso, mostrem suas faces e defendam. Não atribuam ao governo o interesse em modificar qualquer coisa. O governo está satisfeito com o modelo de partilha. E essa história, que eu fico assim intrigada, muitas vezes eu acordo de manhã, olho para o espelho e pergunto a mim mesmo: 'quem será essa fonte do Planalto? Quem será essa fonte do governo?' É uma coisa que me intriga, viu?", disse, supostamente em referência a notícias que atribuíam a integrantes do governo a informação de que a adoção do regime de partilha pode vir a ser revista.

A presidente disse que não entendeu na "longa antevéspera do leilão" análises que colocavam em dúvida o êxito da operação. Segundo ela, é uma "obviedade" que o leilão foi um dos maiores do mundo.

Dilma afirmou que, como ela, o governo ficou "satisfeito" com o leilão do campo do pré-sal, cujo efeito, segundo disse, será a amplicação do investimento público em educação.

"[O governo] acha o consórcio sólido e está satisfeito com o que lhe cabe da receita. Está satisfeito com a destinação da riqueza, dessa alquimia que nós conseguimos. Porque nós transformamos e vamos transformar petróleo em educação, petróleo em saúde. Nós vamos transformar petróleo em desenvolvimento da indústria naval, da indústria dos fornecedores, dos prestadores de serviço, toda aquela indústria que gira em torno da exploração de um campo", declarou.

Privatização
Antes, no discurso durante a solenidade de sanção da lei do Mais Médicos, Dilma afirmou que quem classifica como "privatização" o leilão do campo de Libra desconhece os números da operação.

No pronunciamento que fez em rede nacional de rádio e TV, na noite do dia anterior, ela já tinha dito que o leilão do pré-sal é "bem diferente" de privatização. Após o leilão, políticos de oposição, como o senador Aécio Neves, possível candidato a presidente da República, afirmaram que o governo reconheceu a "importância do investimento privado".

"Esse campo [Libra] vai permitir de fato grandes recursos para a saúde e educação http://voddownload.globo.com/black.mp4

Ética e Cidadania - 4°bimestre

Rio de Janeiro,22 de outubro, de 2013

Ética e Cidadania 

 

 

A ética e a cidadania estão sempre lado a lado, estando aquela inserida nos deveres que todo cidadão deve cumprir. Entretanto, a falta de ética está muito presente no Brasil, como na política e na educação. Isso ocorre, principalmente, pelo despreparo familiar e escolar e pelo próprio descaso da sociedade.

No Brasil,quando a falta de ética é comentada,a maioria das pessoas pensa logo na política. Muitos governantes, que deveriam buscar o bem da sociedade, desviam dinheiro de obras públicas para benefício próprio, prejudicando os direitos que a população tem à educação e à saúde de qualidade, à moradia, dentre outros. Porém, a falta de ética também ocorre em outros ofícios na sociedade, como os patrões que assediam seus trabalhadores, professores que falam mal de outros professores em sala de aula e funcionários públicos que aparecem somente nos dias de pagamento.

A cidadania é algo que deve ser discutido no ambiente familiar e escolar e, também, na sociedade. Infelizmente, as famílias, hoje, estão mal estruturadas, não cumprindo com seus principais deveres, e as escolas, principalmente as públicas, são de baixa qualidade, deixando de lado várias áreas de ensino importantes na formação dos alunos. O descaso da própria sociedade em relação a falta de ética,também, é outro fato que contribui para que ela continue presente