quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Educação 3°bimestre


Rio de Janeiro,05 de setembro,de 2013

Educação

 Educação engloba os processos de ensinar e aprender. É um fenômeno observado em qualquer sociedade e nos grupos constitutivos destas, responsável pela sua manutenção e perpetuação a partir da transposição, às gerações que se seguem, dos modos culturais de ser, estar e agir necessários à convivência e ao ajustamento de um membro no seu grupo ou sociedade. Enquanto processo de sociabilização, a educação é exercida nos diversos espaços de convívio social, seja para a adequação do indivíduo à sociedade, do indivíduo ao grupo ou dos grupos à sociedade. Nesse sentido, educação coincide com os conceitos de socialização e endoculturação, mas não se resume a estes.

  A educação sofre mudanças, das mais simples às mais radicais, de acordo com o grupo ao qual ela se aplica, e se ajusta a forma considerada padrão na sociedade. Mas, acontece também no dia-a-dia, na informalidade, no cotidiano do cidadão. Nesse caso sendo ela informal.


O mundo 3°bimestre

Rio de Janeiro,05 de setembro,de 2013

O mundo

Estudantes voltam a protestar no Chile contra educação de Pinochet


Protesto acabou em confronto no Chile Foto: AFP 

Os estudantes chilenos voltaram a protestar nesta quinta-feira em Santiago para exigir uma profunda reforma educacional e para acabar com outros legados da ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990).

A manifestação, a menos de uma semana da celebração dos 40 anos do golpe de Estado que instaurou a ditadura de Pinochet, começou na Plaza Italia, no centro da cidade, onde uma multidão iniciou uma passeata em direção à Estação Mapocho, em meio a fortes medidas policiais.

Cartazes com frases como "a 40 anos do golpe, o golpe é dado por nós" ou "fim à educação do tirano" eram exibidos pelos manifestantes. O protesto reuniu, segundo a Confederação de Estudantes do Chile (Confech), 80 mil pessoas, enquanto a polícia contabilizou a mobilização em 25 mil manifestantes.

Antes do fim do protesto, ocorreram confrontos entre manifestantes e agentes das forças especiais da polícia, que tentou dispersar as pessoas com canhões d'água e bombas de gás lacrimogêneo.

Manifestantes encapuzados jogaram pedras e paus nos agentes policiais, montaram barricadas e destruíram o mobiliário público.

Os estudantes chilenos protestam por educação gratuita e de qualidade desde 2011. Algumas das manifestações chegaram a reunir mais de 100 mil pessoas, as maiores em 20 anos desde que a democracia retornou ao Chile, em 1990

 

Cultura 3°bimestre


Rio de Janeiro,05 de setembro,de 2013


Capoeira:

É dança? É jogo? É luta? É tudo isso ao mesmo tempo? Parece que sim, e é isso que a torna tão complexa, tão rica, tão surpreendente. É luta, "das mais violentas e traiçoeiras", dissimulada, disfarçada em "brinquedo", jogo de habilidade física, astúcia, beleza... e muita malícia!

 O espaço em que se pratica a capoeira é a roda, um círculo em torno do qual se sentam (ou apenas se agacham) os praticantes. Junto à entrada da roda ficam os instrumentos, com o(s) berimbau(s) ao centro, comandando a roda. Todos os participantes devem saber tocar os instrumentos, de modo que possam revezar-se na função, permitindo assim que todos tenham sua vez de jogar. As palmas são responsabilidade daqueles que estão sentados assistindo, esperando sua vez de jogar, acompanhando sempre o ritmo ditado pelo berimbau. Todos devem responder em coro aos versos cantados. Uma boa roda de capoeira acontece quando todos os envolvidos, ainda que poucos, estiverem participando com vontade, dando corpo ao acompanhamento musical e aumentando assim a motivação daqueles que jogam.

Ciências 3°bimestre

Rio de Janeiro,05 de setembro de 2013

Ciências

 

Ciclo da Água

A água é a única substância que existe na natureza em todos os três estados da matéria: sólido, líquido e gasoso. A coexistência destes três estados implica que existam transferências contínuas de água de um estado para outro; esta sequência fechada de fenômenos pelos quais a água passa do globo terrestre para a atmosfera é designado por ciclo hidrológico ou CICLO DA ÁGUA.

O ciclo da água inicia-se com a energia solar que incide na Terra. A transferência da água da superfície terrestre para a atmosfera, passando do estado líquido ao estado gasoso, processa-se através da evaporação direta, por transpiração das plantas e dos animais.



 A vegetação tem um papel importante neste ciclo, pois uma parte da água que cai é absorvida pelas raízes e acaba por voltar à atmosfera pela transpiração ou pela simples e direta evaporação. Durante esta alteração do seu estado físico absorve calor, armazenando energia solar na molécula de vapor de água à medida que sobe à atmosfera.




Dado a influência da energia solar no processo de evaporação, a água evapora-se em particular durante os períodos mais quentes do dia e em particular nas zonas mais quentes da Terra.

A água que atinge o solo tem diferentes destinos. Parte é devolvida à atmosfera através da evaporação, parte infiltra-se no interior do solo, alimentando os lençóis freáticos. O restante, escorre sobre a superfície em direcção às áreas de altitudes mais baixas, alimentando diretamente os lagos, riachos, rios, mares e oceanos.

 A infiltração é assim importante, para regular a vazão dos rios, distribuindo-a ao longo de todo o ano, evitando, assim, os fluxos repentinos, que provocam inundações. Caindo sobre uma superfície coberta com vegetação, parte da chuva fica retida nas folhas. A água interceptada evapora, voltando à atmosfera na forma de vapor.



Processos:

  • Evaporação é a transformação da água do estado líquido para o estado gasoso à medida que se desloca da superfície para a atmosfera.

  • Condensação é a transformação do vapor de água em água líquida, com a criação de nuvens e nevoeiro, isto é, passa do estado gasoso para o líquido.

  • Solidificação ocorre quando a água passa do estado líquido para o sólido, isto é, congela.

  • Fusão ocorre quando a água no estado sólido passa ao estado líquido. 

  • Precipitação consiste nas gotas condensadas que caem sobre a superfície terrestre - chuva, neve ou granizo.

  • Infiltração consiste no fluxo de água da superfície que se infiltra no solo.

  • Escorrência - Escoamento superficial das águas na superfície terrestre, nomeadamente do solo para os mares.

 

Ti Contei ? 3°bimestre

Rio de Janeiro,05 de setembro, de 2013

O Bullying

Bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder.

O bullying se divide em duas categorias: a) bullying direto, que é a forma mais comum entre os agressores masculinos e b) bullying indireto, sendo essa a forma mais comum entre mulheres e crianças, tendo como característica o isolamento social da vítima. Em geral, a vítima teme o(a) agressor(a) em razão das ameaças ou mesmo a concretização da violência, física ou sexual, ou a perda dos meios de subsistência.

O bullying é um problema mundial, podendo ocorrer em praticamente qualquer contexto no qual as pessoas interajam, tais como escola, faculdade/universidade, família, mas pode ocorrer também no local de trabalho e entre vizinhos. Há uma tendência de as escolas não admitirem a ocorrência do bullying entre seus alunos; ou desconhecem o problema ou se negam a enfrentá-lo. Esse tipo de agressão geralmente ocorre em áreas onde a presença ou supervisão de pessoas adultas é mínima ou inexistente.

 Bullying - É exercido por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa.Bullying: Uma vítima do bullying.


ética e Cidadania - 3°bimestre

Rio de Janeiro,05 de setembro, de 2013

Ética e Cidadania 

Ética e cidadania são dois conceitos fulcrais na sociedade humana. A ética e cidadania estão relacionados com as atitudes dos indivíduos e a forma como estes interagem uns com os outros na sociedade.

Ética é o nome dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais. A palavra ética é derivada do grego, e significa aquilo que pertence ao caráter. A palavra “ética” vem do Grego “ethos” que significa “modo de ser” ou “caráter”.

Cidadania significa o conjunto de direitos e deveres pelo qual o cidadão, o indivíduo está sujeito no seu relacionamento com a sociedade em que vive. O termo cidadania vem do latim, civitas que quer dizer “cidade”.

Um dos pressupostos da cidadania é a nacionalidade, pois desta forma ele pode cumprir os seus direitos políticos. No Brasil os direitos políticos são orquestrados pela Constituição Federal. O conceito de cidadania tem se tornado mais amplo com o passar do tempo, porque está sempre em construção, já que cada vez mais a cidadania diz respeito a um conjunto de parâmetros sociais.

 

Mundo 3°bimestre

Rio de Janeiro,05 de setembro,de 2013

Política



Rio de Janeiro – O papa Francisco deixou uma mensagem aos políticos durante sua passagem pelo Brasil: de que é preciso valorizar a simplicidade e o serviço, em detrimento da carreira. A avaliação foi feita pelo ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, ao chegar para a cerimônia de despedida do pontífice, na Base Aérea do Galeão.

¨Foi fortíssima [a mensagem para a classe política]. Quando ele chega aqui no Galeão e em vez de entrar em um carro preto blindado entra em um carro de classe média e quando ele se aproxima do povo, quando ele não tem medo do povo, quando fala que é importante o pastor ter o cheiro da ovelha, ele dá uma enorme lição para nós. De que a política não pode ser carreira, tem que ser serviço ao povo. É uma lição que eu espero que todos nós aprendamos

Saúde e bem star - 3°bimestre

Rio de Janeiro,05 de setembro, de 2013

Saúde e bem Star

Água, nosso bem natural!

Beber dois litros de água por dia faz bem à saúde e à beleza. A água regula as funções do organismo, hidrata pele e cabelos, evita cáculos renais e controla a saciedade, entre outros benefícios.
— Beber diariamente a quantidade ideal é vital para a saúde —

:::: Poderosa arma contra a celulite
Ajuda o organismo a eliminar as impurezas, além de facilitar a evacuação e melhorar a circulação sanguínea. O resultado disso evita o aparecimento da celulite.
:::: Disfarça as rugas
Quando a pele está hidratada, as rugas se tornam menos perceptíveis e a pele fica mais firme.
:::: Fonte rica de beleza
Controla os níveis nutricionais sanguíneos e favorece a absorção dos nutrientes necessários ao equilíbrio celular.
:::: Unhas e cabelos hidratados
É possível notar se o corpo está hidratado avaliando as características do cabelo e das unhas.
— A pele é a primeira a sofrer, pois a desidratação provoca diminuição do tônus, textura e elasticidade — ressalta o nutricionista.
:::: Livre-se dos inchaços
Quando o corpo está hidratado, o volume de sangue aumenta e melhora a circulação. Beber água ao longo do dia evita que o organismo retenha sódio, responsável pelos inchaços.
:::: Equilíbrio corporal
O consumo adequado contribui para a absorção dos nutrientes necessários ao equilíbrio da pele. Além disso, a água estimula o intestino que elimina toxinas impedindo que o seu acúmulo seja refletido na pele.
:::: Rejuvenesce
É uma forte aliada dos cremes hidratantes, pois ambos trabalham juntos para deixar a pele mais bonita e saudável. Os cremes conseguem atingir a camada superficial da derme, enquanto a água é capaz de hidratar as camadas mais profundas da derme.
:::: Contra o envelhecimento
As fibras de colágeno, responsáveis pela sustentação da pele, dependem da água para a sua renovação e seu bom funcionamento.